Bruno Mauch, Luis Eduardo Pimentel e Mateus Vita, alunos da Lyra Mojimiriana, participaram na terça-feira (18) da gravação do programa especial de final de ano do “Estação Viola Brasil”, da TV Bandeirantes Campinas, comandado pelos apresentadores Adrielli e Mazinho Quevedo. O maestro Carlos Lima foi o convidado da edição e falou um pouco sobre o trabalho realizado pela instituição.
O programa, previsto para ir ao ar no dia 29 de dezembro, às 8h30, na Band, foi gravado em Araras/SP e as músicas apresentadas tiveram os arranjos para violinos e violoncelo feitos por Carlos Lima.
As músicas “Colcha de retalhos”, “Eu, a viola e Deus”, “Meu reino encantado”, “Saudade da minha terra”, “Chalana” e “Chora viola” ganharam uma harmonia toda especial com os violinos, violoncelo, violão e viola. Entre uma música e outra, momentos para relembrar e se emocionar, como a apresentação que Mazinho, Carlos Lima e alunos da Lyra fizeram em Berlim em 2013.
“Eu conheço a Lyra Mojimiriana, por que eu já toquei com eles e eu sei da seriedade do projeto. Conheço a seriedade do Carlinhos e ele é meu amigo. Estão há 33 anos e a gente sabe que isso dá certo. Parabéns para toda a equipe da Lyra”, disse o apresentador Mazinho Quevedo.
O maestro Carlos Lima completou. “Quando a sociedade deixa as pessoas chegarem a um encarceramento, quanto isso custa para um governo? Custa muito caro, e muito mais caro do que você ensinar música para uma criança ou para um jovem. Sem falar que você coloca uma criança em uma atividade musical, tira dos riscos – ou minimiza, e ensina uma profissão. Esses projetos são muito baratos para se corrigir uma sociedade”, defendeu.
MAZINHO QUEVEDO
Cantor, compositor e instrumentista, Mazinho Quevedo é um dos maiores violeiros do país, influenciado pela autêntica música caipira e pela música popular brasileira.
Vindo do interior do Estado de São Paulo, começou a tocar viola com dez anos de idade, aprendendo a gostar dos ritmos tradicionais como a toada, cateretê, pagode caipira, moda de viola, guarânia e rasqueado, polca e catira etc. Mazinho já foi indicado ao Grammy Latino com o álbum “Alma Caipira”. Apresenta o programa “Estação Viola Brasil” ao lado de Adrielli, transmitido pela TV Bandeirantes Campinas aos sábados, às 8h30.
SERVIÇO
“Estação Viola Brasil”, com Adrielli e Mazinho Quevedo
Maestro Carlos Lima e alunos da Lyra Mojimiriana
Onde: Band Campinas
Quando: dia 29 de dezembro, às 8h30
SOBRE A LYRA MOJIMIRIANA
Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo (a 160 quilômetros da capital), ganhando personalidade jurídica em 1988. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.
A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.
Tem como parceiros, através das leis de incentivo, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de empresas como Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.