PortugueseEnglishSpanishGerman

Internacional

Há alguns anos, a instituição iniciou uma série de ações voltadas ao estabelecimento de parcerias internacionais, que culminou, por meio de uma doação do projeto internacional Blue Hearts, na entrega de uma parte do Muro de Berlim à Lyra Mojimiriana.

A peça é parte do maior símbolo da Guerra Fria, conflito que deixou um incalculável rastro de dor e desolação. É uma recordação original do muro, construído em 1961, que dividia Berlim em duas, separando espaços, economias, histórias, culturas, famílias e sonhos, de forma brutal e vergonhosa, tornando-se estigma da divisão, da incapacidade de diálogo, da intolerância.

O Muro de Berlim, aberração que resistiu até novembro de 1989, quando foi derrubado, em um momento histórico ímpar que representou a vitória da democracia, da liberdade e da união. O muro, que era o símbolo da divisão e inflexibilidade, hoje se torna símbolo da união, fraternidade, entendimento e conhecimento.

Pintado por diversas mãos de crianças brasileiras e alemãs, o fragmento, que desde 2016 faz parte do acervo da Lyra Mojimiriana, mostra que a história pode ser reescrita com as tintas da arte e compreensão.

Com este espírito, a Lyra Mojimiriana cumpre um papel inédito em todo o Brasil e raro na América Latina, abrigar uma parte física e viva da História, demonstração de que a Cultura é capaz de aproximar pessoas, derrubar barreiras, e promover a liberdade e o respeito.

 Em 2016, durante o FESTIMM 5, aconteceu a chegada do fragmento original do Muro de Berlim. Na ocasião, os músicos alemães Felice & Cortes Young apresentaram-se nos mais diversos espaços públicos, em concertos na cidade e região, junto aos músicos da Lyra. Entre os dias 23 a 31 de maio de 2019, uma comitiva da Lyra Mojimiriana representou a instituição e a cidade de Moji Mirim, ao participar de um evento promovido pelo Projeto Blue Hearts, parceria que já contava com oito anos de existência.

Parcerias históricas que fazem dos muros pontes de intercâmbio e valorização.

O Começo

As parcerias internacionais começaram em julho de 2012, quando a Lyra realizou um concerto internacional da sua Orquestra com regência do maestro francês Samuel Sené. Em dezembro do mesmo ano, realizou o Festival Brasil-Alemanha.

Em 2013, a Lyra se associou aos projetos internacionais “Umbrellas for Peace” (EUA) e “The bridge of hearts” (Alemanha), ganhando projeção internacional. No dia 26 de abril de 2013, na cidade de Berlim (Alemanha), em cerimônia oficial, com participação de autoridades e personalidades artísticas de reconhecimento mundial, a Banda Musical Lyra Mojimiriana foi homenageada em função dos projetos que vem desenvolvendo com crianças e jovens.

Em junho de 2013, representada pelo maestro Carlos Lima, a Lyra Mojimiriana passou a integrar uma equipe de maestros e intelectuais especialmente convidados pelo Ministério da Cultura para o estudo de implantação de um projeto para o ensino da música a 360 pontos considerados de pobreza e alto risco social. A equipe visitou, em novembro daquele mesmo ano, o projeto “El Sistema” na Venezuela, considerado referência mundial nesta área.