PortugueseEnglishSpanishGerman

Ao longo dos 39 anos de existência e atividades ininterruptas, vem trilhando uma jornada de arte, educação e impacto social. Seu compromisso sociocultural com a comunidade é profundo e duradouro, refletindo-se em uma série de diferenciais:
- Eficiência em práticas de governança;
- Corpo docente e equipe técnica altamente graduados e qualificados;
- Incentivo contínuo à capacitação profissional;
- Excelência na formação dos alunos;
- Expertise comprovada em parcerias com os poderes públicos Municipal, Estadual e Federal;
- Histórico de parcerias culturais internacionais;
- Extenso portfólio em difusão cultural através de pequenos, médios e grandes eventos.

Representação e parcerias
- Governo Federal / Ministério da Cultura – PRONAC
- Governo Estadual / Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas – PROAC
- Governo Municipal – Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo: Termos de Colaboração.
- Conselhos: Municipal de Educação e Municipal de Política Cultural
- “Umbrellas For Peace” (EUA) e “The Bridge of Hearts” (Alemanha)
- Intercâmbio cultural virtual com crianças da cidade de Berlim (Alemanha)

Certificações e premiações
- Utilidade Pública – Lei Municipal 51/1989
- Utilidade Pública – Lei Estadual 17.554 (20 de julho de 2022)
- FUNARTE – Premiação “Apoio às Bandas de Música” (2013)
- PRÊMIO ITAÚ – Semifinalista com o projeto “Brincando e Cantando” em parceria com a EMEB Prof. Geraldo Alves Pinheiro (2015)
- AMBEV- VOA - Selo de Qualidade em Gestão e Transparência (2020)
- Instituto Doar – Certificação de Qualidade “SELO DOAR” (2020)
- Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual de São Paulo (2021)
- FESTIMM no Calendário oficial municipal – Lei Municipal 6.177 (2020)
- FESTIMM no Calendário oficial estadual – Projeto de Lei em andamento.
- Indicação do Maestro Carlos Lima ao Prêmio Cultura do Governo do Estado de São Paulo na Categoria “Iniciativas Culturais para Crianças e Adolescentes” (2021)

Manutenção de programas gratuitos de formação
A Lyra Mojimiriana acredita que todo indivíduo pode aprender, desde que tenha seu talento lapidado. O ensino musical começa aos cinco anos, quando as crianças, de forma coletiva e lúdica, passam a ser sensibilizadas, estimuladas e inseridas no universo da cultura musical popular e clássica.
- Musicalização Infantil
- Instrumentos de Banda e Orquestra
- Violão
- Prática de Coral Adulto e Infantil
- Terceira Idade: Coral e Fanfarra

Grupos musicais (comunitários)
- Coral Infantil
- Coral Adulto
- Coral 60+ (terceira idade)
- Fanfarra 60+ (terceira idade)
- Grupos de Câmara
- Banda de Música Lyrinha (iniciante)
- Banda de Música Lyra (avançado)
- Orquestrinha (cordas iniciantes)
- Orquestra Sinfônica (avançado)
- Orquestra de Violões

Produção Cultural
A programação de eventos se dá com a temporada de concertos públicos e gratuitos da banda e orquestra, bem como dezenas de pequenas apresentações com formações menores.
Através de seus vários grupos formados de alunos e professores, a Lyra chega a realizar perto de 100 apresentações públicas anualmente nas mais diversas situações socioculturais:
- Musical Infantil (coral infantil)
- Coreto Vivo (concertos da Banda Lyra em praças)
- Concertos Didáticos em escolas
- Concertos para a comunidade (todos os grupos)
- Temporada de Concertos da Orquestra
- Participação no Internacional Jazz Day
- Concertos Populares da Orquestra
- Festivais.

Também é idealizadora e produtora do mais importante evento cultural da baixa mogiana: o FESTIMM - Festival de Inverno de Mogi Mirim que, entre os dias 5 a 9 julho passado ocorreu em sua 13ª edição, com uma programação quase toda gratuita à população, envolvendo todos os grupos da Lyra, dando oportunidade ainda para outros músicos, grupos e instituições, reunindo cerca de 900 artistas dos mais variados gêneros e estilos, atraindo um público de aproximadamente 10 mil pessoas da cidade e região.  Nesta edição os alunos e professores da Lyra realizaram um belíssimo concerto da orquestra sinfônica com entrada franca e participação do cantor e compositor Flávio Venturini. A exemplo de Venturini, outros artistas de renome dividiram o palco com a Orquestra Lyra, entre eles: a Banda Mantiqueira, Bia Góes, Guilherme Arantes, Renato Brás, Renato Teixeira, Toquinho, Zizi Possi, Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Paula Lima e Ivan Lins. A Orquestra demonstra sua competência ao compartilhar o palco também com artistas internacionais, como Alexandra Sachariew (Alemanha), Charlotte Ruby (França), Felice e Cortes Young (Alemanha), Frank-Henry Gaebelein (Alemanha), Gunter Wurel (Alemanha) e o maestro Samuel Sené (França), um ícone do teatro musical parisiense. Cooperação com instituições do 3º Setor A equipe Lyra, através do Programa Voa AMBEV, contribui voluntariamente com outras instituições do 3º Setor de todo o Brasil participando como mentores no treinamento de práticas de gestão e elaboração de planejamento estratégico.

Muro de Berlim
Há alguns anos, a Lyra iniciou uma série de ações voltadas ao estabelecimento de parcerias internacionais. Em 2013, associou-se aos projetos internacionais, ganhando projeção internacional. Em 2015, uma comitiva levou alunos da Lyra Mojimiriana para pintura de um fragmento original do Muro de Berlim, juntamente com outras crianças alemãs. O monumento histórico, que pesa aproximadamente três toneladas, chegou ao Brasil um ano depois, em uma complexa logística que envolveu os governos alemão e brasileiro. Assim, a instituição cumpre um papel inédito em todo o Brasil e raro na América Latina, o de abrigar uma parte física e viva da história. Em 2019, novamente uma comitiva da Lyra Mojmiriana representou a instituição e a cidade de Mogi Mirim em Berlim. O grupo participou de evento promovido pelo Projeto Blue Hearts e da Conferência Global de Aprendizagem. Ainda em 2021, a Lyra participou da criação e produção audiovisual de “I sing you an ambrace” protagonizada pela dupla pop alemã Felice & Cortes, com participação de artistas (atores e músicos) da Alemanha, Suécia, Áustria, Itália, Japão, Inglaterra e EUA com milhares de visualizações nas redes sociais.

Conclusão
A cultura contribui para a construção de uma sociedade menos violenta e desigual. Faz ainda com que projetos de vida sejam vislumbrados. Esse é o trabalho da Lyra Mojimiriana: formar indivíduos protagonistas e multiplicadores de seus valores e princípios com a finalidade de descobrir e potencializar talentos nas mais diversas áreas. Afinal, “Gente é pra brilhar”.