PortugueseEnglishSpanishGerman

Quem Somos

Durante suas mais de três décadas de atuação, a Banda Musical Lyra Mojimiriana formou centenas de instrumentistas e despertou, em milhares de pessoas, o interesse pela música. Sempre visando a inclusão social por meio do ensino de música, a Banda Lyra destaca-se como referência nacional e internacional.

O trabalho da entidade envolve a iniciação musical (ou musicalização), e o aprendizado de instrumentos, culminando em formações mais complexas como a banda e a orquestra. Esse processo incute, especialmente nas classes menos favorecidas, paixão pela música, à qual dificilmente teriam acesso, e abre as portas de um novo mundo de possibilidades.

Assim, a Lyra dissemina, em um trabalho árduo repleto de eventos e apresentações, a música. Não se limitando só a Moji Mirim, mas alcançando também outras cidades pelo Brasil e pelo mundo.

São parcerias importantes nessa jornada em busca da democratização da cultura o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, através das leis de incentivo, e, também, empresas como Itaú, Baumer, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).

Instituição cultural sem fins lucrativos, a Lyra foi declarada como de utilidade pública pela Lei Municipal nº 51/1989.



História

As primeiras reuniões para a formação da Banda Lyra, lideradas pelo maestro Carlos Lima, contavam com a participação de voluntários, membros da sociedade civil e militar do município. Fundada em 10 de agosto de 1985, a 160 quilômetros de São Paulo, em Moji Mirim, teve em 22 de outubro de 1985 sua estreia oficial, no aniversário da cidade.

No desfile cívico, a “Bandinha do Tiro de Guerra”, como era então chamada, desceu a Rua Chiquito Venâncio tocando "Cidade Maravilhosa" e "Estão Voltando as Flores" e, em frente às autoridades, tocou o tradicional "Parabéns pra Você", em homenagem aos 216 anos de Moji Mirim. Nesta época, atiradores do TG e músicos integravam-se à corporação, e a Banda foi regida por seu fundador, o maestro Carlos Lima.

Em 1987, estabeleceu-se na desocupada sede da extinta Febem, cedida pela Prefeitura Municipal de Moji Mirim, e deu início à renovação musical de seus alunos, tendo seu reconhecimento jurídico concedido no ano seguinte. Desde então, seus programas apresentam resultados de alta qualidade, revelando talentos em crianças, jovens, adultos e idosos da cidade.

O trabalho continua

Atualmente, a Lyra Mojimiriana desenvolve programas voltados à iniciação e formação de músicos instrumentistas, com enfoque na criação e na manutenção de bandas e orquestras.

Distribuídos entre banda, orquestra, fanfarra, violão, corais e classes de musicalização infantil, cerca de 1.000 alunos, entre crianças, jovens e adultos – inclusive membros de grupos de terceira idade, são beneficiados gratuitamente. Por meio de um parceria com a Prefeitura de Mogi Mirim, 500 alunos de seis escolas públicas municipais também são atendidos pela entidade.

Missão

Transformação social através da música

Visão

Ser referência nacional na formação de indivíduos protagonistas e multiplicadores dos nossos valores

Valores

Gente é pra brilhar. Nossos valores são construídos de sonhos compartilhados e envolvimento coletivo. O brilho se alcança por meio de: Comprometimento, Esforço pessoal e coletivo, Disciplina e Participação ativa