PortugueseEnglishSpanishGerman

Programas

A Lyra Mojimiriana mantém em seu portfólio

diversos programas com o intuito de fortalecer o protagonismo em crianças, jovens e adultos. Confira alguns deles:

Gente é pra brilhar

Gente é pra brilhar

Principal projeto da Lyra Mojimiriana, “Gente é pra brilhar”, compreende desde a iniciação musical até o ensino de técnicas de instrumentos na escola de música da instituição.

O ensino musical, a partir dos 7 anos, dá-se com a passagem das crianças pelos módulos de musicalização, nos quais são sensibilizadas musicalmente, fazem aulas de coral, aprendem ritmos, leem partituras e, então, escolhem um instrumento para estudar.

As aulas de instrumentos são dadas em formato de oficinas continuadas, com professores de música com formação específica. Apesar de não ser a profissionalização musical o principal objetivo, muitos alunos da Lyra são aprovados em conservatórios e em cursos superiores de música de instituições públicas, como USP, Unicamp e Unesp.

Por meio do “Gente é pra Brilhar”, a instituição também promove espetáculos, concertos, recitais e musicais gratuitos, buscando difundir a arte musical para o maior público possível.

Com mais de 30 anos de atividade e já reconhecida pela comunidade, a Lyra tem hoje lista de espera para grande parte dos cursos oferecidos.

O “Gente é pra brilhar” é um projeto aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado e pelo Ministério da Cultura e, também, patrocinado por diversas empresas que acreditam no trabalho da Lyra Mojimiriana que contribui para o desenvolvimento de centenas de crianças e adolescentes através da música.

Além dos cursos e apresentações, o projeto contempla, ainda, a aquisição de instrumentos musicais para atender alunos de famílias carentes, que não têm recursos para adquiri-los.

Festimm

O Festival de Inverno de Moji Mirim (FESTIMM) é o maior evento cultural da região e, em 2017, chegou à sua sexta edição. O evento já incluiu diversos nomes da música brasileira como a Banda Mantiqueira, Renato Brás, Zizi Possi e Zeca Baleiro, além de artistas internacionais como Charlotte Ruby (França), Felice e Cortes Young (Alemanha), Gunter Wurel (Alemanha) e Samuel Sené (França).

O projeto envolve concertos, óperas, apresentações, oficinas e praça de alimentação. Com um histórico alta qualidade musical, é entretenimento garantido ao público.

A programação é bem eclética e vai desde apresentações de MPB, passando por concertos instrumentais, até espetáculos internacionais, oportunidade rara para a população de Moji Mirim e região.

Um grande diferencial do FESTIMM é a possibilidade de interação do público com o festival, ao participar das oficinas musicais e culturais oferecidas.

O evento, promovido pela Lyra, cumpre sua missão de universalização do acesso à música e às artes na região.

Festimm
Festival Brasil x Alemanha

Festival Brasil x Alemanha

A primeira edição do Festival Brasil-Alemanha foi realizada em 2012, com a vinda do maestro e pianista Frank-Henry Gaebelein e da jovem violinista Alexandra Zachariew ao Brasil. Na ocasião, tocaram em conjunto à Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana, um grande sucesso de público e crítica.

A segunda edição contou com concertos em Moji Mirim - SP e na capital paulista, com a participação do maestro pianista Frank-Henry Gaebelein, Alexandra Zachariew e o tenor Gunter Wurrel. Na comitiva, vieram ainda três alunos avançados de escolas de música alemãs, além de seus familiares, e representantes do projeto internacional Blue Hearts e da empresa Dorsch Gruppe, patrocinadora do Blue Hearts.

O festival contou com oficinas musicais, para que os alunos da Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana desenvolvessem técnicas para tocar músicas alemãs, assim como os alemães adaptaram-se ao repertório da Orquestra. Dessa maneira, estabeleceu-se, além do aprendizado, um intercâmbio cultural envolvendo tanto músicos quanto expectadores.

Esse intercâmbio de estudantes é promovido pelo projeto internacional Blue Hearts, do qual a Lyra é integrante desde 2013, ano em que esteve em Berlim e teve dois de seus alunos condecorados embaixadores-mirins, juntamente com jogador Rivaldo, condecorado embaixador do Blue Hearts no Brasil.

Cantata de Natal

A Cantata de Natal da Lyra Mojimiriana já se tornou tradição em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, e cruza fronteiras com apresentações por toda a região.
Neste evento, a Orquestra Sinfônica se une aos demais grupos da entidade: Orquestrinha, Grupo de Seresta, Coral Municipal, Corais Infantis e Coral da Melhor Idade em uma combinação emocionante para os espectadores da apresentação de mais de uma hora.

Com um repertório especial e próprio desta época do ano, cerca de 70 músicos da Orquestra, somados a mais de 100 vozes, encantam o público. Muitos músicos solistas também são convidados a participar e proporcionar uma experiência emocionante ao público.
Os espetáculos são públicos e gratuitos.

Cantata de Natal
Skype Internacional

Skype Internacional

O projeto teve início ainda em 2013, através do projeto alemão Ponte de Corações (Bridge of Hearts), e consiste na troca de experiências culturais entre os alunos da Lyra Mojimiriana e crianças alemãs.

O contato é realizado pela internet, através do Skype. Os assuntos entre os pequenos são os mais diversos, entre música, esportes, comida, estilo de vida e muito mais.

Concertos Clássicos

A Orquestra Sinfônica e os demais grupos da instituição realizam, durante todo o ano, diversos concertos clássicos, procurando disseminar a cultura musical e mostrar o trabalho realizado pela Lyra Mojimiriana com seus alunos. Os concertos são realizados em Moji Mirim, cidade sede da organização, e em diversas cidades do Estado de São Paulo e do Brasil, através de parcerias com organizações públicas e privadas, que se dispõem dos grupos para apresentações em eventos específicos.

Programas de Violão

Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Mogi Mirim, através da Secretaria de Cultura e Turismo, a Lyra Mojimiriana é responsável pelo Programa de Violão, que oferece vagas gratuitas para o ensino das técnicas do instrumento popular. As vagas são disponibilizadas obedecendo aos critérios da própria Secretaria, tanto para adultos, quanto para crianças (a partir dos 8 anos). Ao final do curso, os alunos se apresentam, mostrando em prática, tudo aquilo que aprenderam durante o ano. 

Musicalização no Projeto SER

Através de um convênio firmado com a Prefeitura de Mogi Mirim, através da Secretaria de Educação, a Lyra Mojimiriana é responsável pelo trabalho de musicalização nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Há 500 vagas disponibilizadas em seis EMEBs: “Professor Bráulio José Valentim”, “Professora Regina Maria Tucci de Campos”, “Professora Ana Isabel da Costa Ferreira” e “Professor Geraldo Alves Pinheiro, Prefeito Adib Chaib, Professor Geraldo Philomeno”. Todos os anos, no encerramento das atividades, os alunos realizam uma apresentação em cada unidade escolar para pais, familiares e funcionários.