PortugueseEnglishSpanishGerman

Notícias

julio medaglia - foto thiago bronzatto (17)

MAESTRO JÚLIO MEDAGLIA CONHECE O TRABALHO DA LYRA MOJIMIRIANA

  • 24 de outubro de 2018

No último dia 17 de outubro, o maestro, arranjador e um dos grandes nomes da música internacional, Júlio Medaglia, esteve em Mogi Mirim em uma visita à Lyra Mojimiriana. Ele chegou após o almoço e ficou na cidade até a noite. O convite foi feito pelo fundador da Lyra, o maestro Carlos Lima.

Durante a tarde, Medaglia pôde acompanhar um dia normal de aulas, estudos e conversas entre professores e alunos. Foi recepcionado por Carlos Lima; pela coordenadora pedagógica, Anabel Favilla; e demais colaboradores da instituição.

Após isso, Medaglia esteve no Centro Cultural de Mogi Mirim, onde conversou com o secretário de Cultura e Turismo, Marcos Dias dos Santos, o Marquinhos e conferiu uma aula de violões, que acontece no prédio público, realizada em uma parceria da Prefeitura de Mogi Mirim com a Lyra Mojimiriana.

No colégio Delta Nobre, onde o fragmento original do Muro de Berlim está exposto, Medaglia tirou fotos. O maestro, aliás, possui um grande laço com a Alemanha. Foi lá que Júlio foi levado a um novo e amplo universo musical, quando aceitou um convite para estudar regência no país europeu, onde se deu sua formação. Referência na área, seus arranjos são interpretados e já foram gravados pela Filarmônica de Berlim.

Já no final da tarde, de volta à sede da Lyra, o convidado conferiu uma aula de musicalização para as crianças, que permaneceram para apresentar algumas músicas, junto com a Banda Lyra, Orquestra Sinfônica e Orquestrinha. Atento à todos os detalhes, Júlio Medaglia tirou fotos, aplaudiu e atendeu, com simpatia, aos pedidos de fotos por parte dos alunos e professores.

“Foi só emoção. Fiquei muito feliz em ver que uma cidade do interior do Estado de São Paulo tem um pessoal tão rico, tão competente e tão bem orientado, com tanta emoção envolvendo essa movimentação cultural. Na verdade, a música faz milagres, nos eleva para outras esferas e, ao mesmo tempo, organiza a mente”, disse após a visita.

Medaglia, que comanda o programa “Prelúdio”, na TV Cultura, e o “Fim de Tarde”, na Rádio Cultura FM, ressaltou a importância de organizações como a Lyra Mojimiriana. “Um movimento desse aqui só tem que se espalhar pela cidade e se transformar num símbolo de Mogi Mirim, para que ela venha a ser mais grandiosa”, opinou.

Carlos Lima contou como surgiu a oportunidade da visita e agradeceu a visita do colega de profissão. “Somos amigos e colaboradores voluntários da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que tem um papel importantíssimo para o setor cultural. Estivemos em Brasília recentemente, pedindo algumas mudanças na lei de incentivo e foi daí que o convite surgiu. O maestro Júlio Medaglia gosta muito de conhecer novos grupos e esperamos que volte mais vezes”, disse o maestro Carlos Lima, que, inclusive, já o convidou para voltar à Mogi Mirim e reger a Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana.

 

SOBRE A LYRA MOJIMIRIANA

Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo (a 160 quilômetros da capital), ganhando personalidade jurídica em 1988. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.

A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.

Tem como parceiros, através das leis de incentivo, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de empresas como Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).

Veja Tambem

OFICINAS DE VERÃO DA LYRA MOJIMIRIANA

OFICINAS DE VERÃO DA LYRA MOJIMIRIANA Dias 03 e 10 de fevereiro Sede da Lyra OFICINAS DE VERÃO DA LYRA…
Leia Mais

1º FESTIVAL DA PRIMAVERA DE MOGI MIRIM

Domingo, 22 de setembro de 2019 Das 9h às 18h Teatro de Arena de Mogi Mirim   Sobre o Evento…
Leia Mais

O FESTIMM 8 JÁ TEM INGRESSOS DISPONÍVEIS!

O público que prestigia o Festival de Inverno de Mogi Mirim (FESTIMM), já pode adquirir os ingressos para as atrações…
Leia Mais

ORQUESTRA SINFÔNICA LYRA MOJIMIRIANA INTERPRETA GRANDES OBRAS DE MOZART

A Lyra Mojimiriana realiza, no próximo dia 12 de abril, às 20h, no Centro Cultural de Mogi Mirim, um concerto…
Leia Mais