PortugueseEnglishSpanishGerman

Notícias

caetano e julio - foto nadja kouchi-cultura - site

MAESTRO JÚLIO MEDAGLIA VISITA LYRA MOJIMIRIANA NA PRÓXIMA SEMANA

  • 10 de outubro de 2018

Mogi Mirim recebe na próxima semana, um maestro paulistano que tem muitas histórias para contar. Júlio Medaglia é maestro, arranjador e um dos grandes nomes da música, conhecido dentro e fora do Brasil. Ele virá para uma visita à Lyra Mojimiriana no próximo dia 17, no final da tarde.

O convite foi feito pelo maestro, fundador e diretor artístico da Lyra, Carlos Lima. Os dois maestros são colaboradores voluntários da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), órgão colegiado que tem, entre outras atribuições, a função de subsidiar as decisões do Ministério da Cultura (MinC) na aprovação de projetos culturais. O CNIC estuda algumas adequações na Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

“O maestro Júlio Medaglia acumulou uma grandiosa experiência em toda a sua carreira, estudando e regendo orquestras de renome internacional e é um nome muito importante para música. Prontamente e, com muita generosidade, ele aceitou nosso convite e será uma honra recebê-lo”, disse.

 

Os alunos da Lyra receberão o maestro na sede da instituição e farão uma apresentação para ele. Enquanto executam as canções, Medaglia deverá emitir algumas opiniões diretas aos alunos. “A vinda dele contribuirá muito para a formação dos nossos jovens alunos que sonham em seguir uma carreira na música. É uma oportunidade única para que eles absorvam todas as dicas e os ensinamentos que o maestro passar”, completa Carlos Lima.

Júlio Medaglia, além de reger várias orquestras no Brasil e no exterior, também se dedica a projetos culturais e realiza palestras. É colaborador de órgãos de imprensa, autor e tradutor de livros, membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Paulista de Letras, ocupando, nesta última, a cadeira que pertenceu a Mário de Andrade.

É autor de trilhas sonoras para filmes, peças de teatro e programas de televisão, e fez arranjos que são interpretados e foram gravados, inclusive, pela Filarmônica de Berlim. Desde 2005, comanda um programa na TV Cultura, o “Prelúdio”, uma espécie de show de calouros para jovens intérpretes de música clássica. Apresenta ainda, de segunda a sexta-feira, o programa “Fim de Tarde”, na Rádio Cultura FM, emissora da qual faz parte há mais de 30 anos.

 

O INÍCIO

O primeiro contato de Júlio Medaglia com um instrumento foi em casa, com um violino infantil, mas não por meio de seus pais. A empregada de sua casa, Magali Sanches, que depois viria a se tornar atriz de rádio-novela, foi quem introduziu esse pequeno instrumento na vida dele. A partir de então, aquilo foi se tornando um projeto de vida para o futuro maestro.

Já participando de orquestras, Júlio foi levado a um novo e amplo universo musical. Aceitou um convite para estudar regência na Alemanha, onde se deu sua formação. Quando voltou ao Brasil, continuou a construir um brilhante caminho na área musical.

 

SOBRE A LYRA MOJIMIRIANA

Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo (a 160 quilômetros da capital), ganhando personalidade jurídica em 1988. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.

A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.

Tem como parceiros, através das leis de incentivo, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de empresas como Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).

Veja Tambem

OFICINAS DE VERÃO DA LYRA MOJIMIRIANA

OFICINAS DE VERÃO DA LYRA MOJIMIRIANA Dias 03 e 10 de fevereiro Sede da Lyra OFICINAS DE VERÃO DA LYRA…
Leia Mais

1º FESTIVAL DA PRIMAVERA DE MOGI MIRIM

Domingo, 22 de setembro de 2019 Das 9h às 18h Teatro de Arena de Mogi Mirim   Sobre o Evento…
Leia Mais

O FESTIMM 8 JÁ TEM INGRESSOS DISPONÍVEIS!

O público que prestigia o Festival de Inverno de Mogi Mirim (FESTIMM), já pode adquirir os ingressos para as atrações…
Leia Mais

ORQUESTRA SINFÔNICA LYRA MOJIMIRIANA INTERPRETA GRANDES OBRAS DE MOZART

A Lyra Mojimiriana realiza, no próximo dia 12 de abril, às 20h, no Centro Cultural de Mogi Mirim, um concerto…
Leia Mais