O maestro Carlos Lima esteve nas últimas semanas em Brasília para discursar e mostrar à Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) um pouco do projeto desenvolvido pela Lyra Mojimiriana, em seus 33 anos de história em Mogi Mirim. O encontro foi no dia 12 de setembro.
Único representante de uma cidade pequena do interior, Lima discursou e apresentou um vídeo institucional durante os 20 minutos que teve para explanar a importância pedagógica no trabalho realizado com as crianças da Lyra. A comissão é composta por representantes de artistas, empresários, sociedade civil e do Estado.
Além de Carlos Lima, Flávia Furtado e Marcelo de Jesus falaram sobre o projeto “A Ópera”, de Manaus/Belém; Nicolau Martins apresentou a “Cidade da Música”, de Volta Redonda e; Amilson Godoy trouxe a “Arte Viva” para falar de orquestras.
A CNIC é um órgão colegiado que tem, entre outras, função de subsidiar as decisões do Ministério da Cultura (MinC) na aprovação dos projetos culturais submetidos para captação via renúncia fiscal da Lei Rouanet. O encontro teve como finalidade apresentar e se manifestar favorável a uma nova proposta para a Cultura no país.
Agora, com as ideias e sugestões apresentadas à comissão, a expectativa é que o atual governo execute as medidas e mudanças que beneficiem o setor cultural brasileiro.
SOBRE A LYRA MOJIMIRIANA
Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo (a 160 quilômetros da capital), ganhando personalidade jurídica em 1988. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.
A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.
Tem como parceiros, através das leis de incentivo, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de empresas como Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.