O próximo dia 10 de agosto é especial para a Lyra Mojimiriana. Neste ano, a instituição que já revelou tantos talentos – não somente para a música – completa mais um ano. Já são 33 anos, ou seja, mais de três décadas, com a missão de transformar a sociedade através da música.
E muitas das histórias que ela acumula em todo esse tempo, estarão em um livro sobre a história da Lyra Mojimiriana, que está sendo preparado por Alexssandro Gomes, Alison Gomes, Diego Ortiz, Fernando Surur, Ivana Moreti Mota, Ludmila Fontoura e Vanda Vedovatto. Trata-se de um projeto da Vila Cultura – Produção Editorial e Cultural, que atua na produção de livros e revistas com temas de relevância histórico-cultural.
Serão abordadas memórias desde a fundação da Banda Lyra, no Tiro de Guerra, passando por curiosas e engraçadas passagens, chegando até os dias atuais, que envolve o intercâmbio cultural de alunos e parcerias internacionais, que culminaram na doação de um fragmento original do Muro de Berlim à instituição – o único no Brasil.
Diversos personagens dessa história marcante já foram ouvidos pelos autores, que agora produzem os textos que serão publicados. A data de lançamento ainda não está definida, mas a obra deverá ficar para o início do próximo ano.
Fundada em 10 de agosto de 1985, a Lyra Mojimiriana ganhou personalidade jurídica três anos depois, em 1988. A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos.
Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras. Por conta disso, foi declarada como uma instituição de utilidade pública pela Lei Municipal nº 51/1989.
Quem assiste às apresentações da Lyra Mojimiriana hoje, pode nem imaginar como tudo era no início, quando foi fundada pelo maestro Carlos Lima. Nesta época, atiradores do Tiro de Guerra e músicos se misturavam na corporação, que contava com a ajuda de muitos voluntários e militares. Em 22 de outubro de 1985, ocorreu a primeira apresentação oficial da Banda Lyra no aniversário da cidade.
No desfile cívico, a “Bandinha do Tiro de Guerra”, como era chamada no início, desceu a Rua Chiquito Venâncio tocando “Cidade Maravilhosa” e “Estão Voltando as Flores” e, em frente às autoridades, a banda tocou o tradicional “Parabéns pra Você”, em homenagem aos 216 anos de Moji Mirim. O grupo foi regido pelo seu criador, o maestro Carlos Lima.
SOBRE A LYRA MOJIMIRIANA
Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo (a 160 quilômetros da capital), ganhando personalidade jurídica em 1988. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.
A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.
Tem como parceiros, através das leis de incentivo, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de empresas como Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.