Um dos frutos da Lyra Mojimiriana, Silas Henrique Cavalcante Sanvido, sabe o poder de transformação que a instituição tem. Da mesma forma, ele é preciso em dizer: “Jamais devemos criar barreiras aos estilos musicais, pelo contrário: devemos formar fronteiras!”. Ele acredita que o que determina se canções são boas ou ruins não é o gênero musical, mas a qualidade com que são feitas e seriedade com que são tratadas.
Leia mais essa entrevista do “Gente que faz”.
DOCENTE DA BANDA DESDE QUANDO?
2017
QUANDO INICIOU NA MÚSICA? COMO FORAM OS PRIMEIROS PASSOS?
Iniciei meus estudos musicais em meados de 2000 na Igreja, com meu pai, Genésio Sanvido, que era o maestro da banda musical. Por influência dele, ingressei logo em seguida na Banda Lyra Mojimiriana, em 2001, onde tive aulas de clarineta com os professores Daniel de Oliveira e Dailton Lopes. Também tive aulas de teoria musical com o maestro Carlos Lima e com o professor Daniel Mantovani. Nas práticas de Banda e Lyrinha, eu era orientado pelos maestros Carlos Lima e César Lupinacci.
TOCA QUAIS INSTRUMENTOS?
Clarineta, Clarone, Saxofone e um pouco de piano.
O QUE VOCÊ GOSTA DE ESCUTAR NO TEMPO LIVRE?
Todo o tipo de música que seja boa e agradável.
QUE MÚSICO TE INSPIRA?
Dailton Lopes! Além de ter sido aluno dele, o Dailton sempre foi e é até hoje a maior referência que tenho como músico, profissional, professor, maestro e também como ser humano! É uma pessoa na qual muitos deveriam se espelhar!!
O QUE A MÚSICA REPRESENTA NA SUA VIDA?
A própria vida! Vivo a música constantemente. A música faz parte do meu dia a dia, como se fosse mais uma das refeições básicas diárias!
QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS? COMO RESOLVÊ-LAS?
Acredito que a dificuldade está relacionada ao “real” interesse. Quando há interesse, não há barreiras. A disciplina é fundamental para que se tenha excelência nos estudos. Em relação a resolvê-las, é necessário que haja paciência e foco, às vezes, algumas estratégias também ajudam como estudar junto com o aluno durante a aula para que ele tenha uma referência.
QUAL É A MELHOR FORMA DE ENSINAR? HÁ ALGUM SEGREDO?
A melhor forma é aprendendo com o aluno, observando-o durante as aulas e extrair o máximo dele. O segredo está na paciência e perseverança!
EM QUANTO TEMPO É POSSÍVEL VER OS RESULTADOS DAS AULAS?
É possível notar o desenvolvimento do aluno já na 3ª ou na 4ª aula. Quanto há uma preparação profissional ou semelhante, em 2 ou 3 anos, bem estudados, já se pode alcançar este nível.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE UM MÚSICO DEVE TER?
Carrego comigo um dilema que aprendi com o professor Dailton Lopes, quando ainda era iniciante na clarineta: Humildade e Disciplina!
COMO DESPERTAR O GOSTO MUSICAL EM UMA CRIANÇA? HÁ ALGUMA FÓRMULA?
Tocar bem o seu instrumento! A criança terá interesse em qualquer instrumento musical desde que este seja bem apresentado e representado! A fórmula é manter-se em forma. Todo músico é um atleta!
RELEMBRE UM CONCERTO INESQUECÍVEL DA LYRA.
Meu primeiro concerto com a Banda, em 2002, na Festa Della Mamma, quando tocamos a música “Con te Partiró”.
NO QUE A LYRA, EM SUA OPINIÃO, SE DESTACA?
A Lyra tem um papel fundamental na sociedade. Embora a música seja o carro-chefe, a Lyra também é responsável pela formação de cidadãos de bem. Contribui (e muito) no desenvolvimento social e na personalidade das pessoas! Eu mesmo sou um dos frutos!
QUAL CONSELHO VOCÊ DÁ PARA QUEM PROCURA TER UMA CARREIRA NA MÚSICA?
Estude sempre, com muita disciplina e perseverança!! Seja como os atletas: se você não treinar diariamente, sentirá cãibras! Participe do máximo de eventos possíveis relacionados a musica e artes em geral! Tire todo o medo, seja confiante em tudo o que fizer!
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.