A música para Victor Gomes Lessa vem, literalmente, de berço. Em sua família, são quatro gerações que ingressaram nesse caminho e de lá não saíram mais. Violoncelista da Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana, Victor também conduz a Camerata de Cordas da instituição. Com um talento nato, ele acredita que professor de música não ensina, mas sim, serve de inspiração para seus alunos.
Leia agora mais uma entrevista da nossa série “Gente que faz”.
É DOCENTE DA LYRA DESDE QUANDO?
Creio que cheguei aqui na Lyra em 2010.
QUANDO INICIOU NA MÚSICA? COMO FORAM OS PRIMEIROS PASSOS?
Iniciei desde muito cedo, pois minha família inteira é formada por músicos. Meu bisavô foi um importante violinista brasileiro e já sou a quarta geração de músicos da família. Tive os primeiros passos com meu pai, que também é violoncelista, depois fiz Conservatório Carlos Gomes, estudei na Escola Municipal de Música de São Paulo com o Professor Ricardo Fukuda, fiz vários festivais de música pelo Brasil, ingressei na Unicamp e estudei com o grande violoncelista Fábio Presgrave.
TOCA QUAIS INSTRUMENTOS?
Violoncelo.
O QUE VOCÊ GOSTA DE ESCUTAR NO TEMPO LIVRE?
Além de música erudita, gosto muito de Bossa Nova, Jazz, MPB e Pop Rock, nos dias de churrasco (risos).
QUE MÚSICO TE INSPIRA?
Jackeline Du Pre.
O QUE A MÚSICA REPRESENTA NA SUA VIDA?
Para mim, a música é algo natural. Não consigo me imaginar fazendo outra coisa. Minha casa é cercada de música e músicos, assim como meu trabalho. Eu sou o que sou por causa dela.
QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS? COMO RESOLVÊ-LAS?
Creio que a maior dificuldade do aluno seja entender que, para se fazer música, é preciso muita disciplina, concentração e conhecimento. É importante ter paciência, pois os resultados não são imediatos e trabalhar cada dificuldade técnica e musical separadamente.
QUAL É A MELHOR FORMA DE ENSINAR? HÁ ALGUM SEGREDO?
Eu costumo dizer que o professor de música não ensina. Ele inspira e direciona para que o aluno, na sua rotina diária de estudos, desenvolva suas potencialidades musicais. É importante entender o perfil de cada um e fazer com que eles saiam da sua aula sempre querendo se desenvolver mais.
EM QUANTO TEMPO É POSSÍVEL VER OS RESULTADOS DAS AULAS?
Isso é relativo. Depende de diversos fatores, dentre eles: o comprometimento do aluno, a sua vontade de querer se desenvolver sempre mais, a sua rotina e disciplina com os estudos.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE UM MÚSICO DEVE TER?
Um músico precisa de disciplina, de inspiração e paixão pelo que faz.
COMO DESPERTAR O GOSTO MUSICAL EM UMA CRIANÇA? HÁ ALGUMA FÓRMULA?
A música por si só é uma arte contagiante que tem a capacidade de mudar um ambiente ou um estado de espírito. Quanto mais cedo uma criança ter acesso a boa música, maior será o poder transformador para ela.
RELEMBRE UM CONCERTO INESQUECÍVEL DA LYRA.
Tivemos vários momentos inesquecíveis! Não consigo colocar só um. O show com a Zizi Possi foi muito marcante para mim, além dos concertos com o Maestro Samuel Sené e o com o Zeca Balero. Divertidíssimos também os especiais dos Beatles e do Michael Jackson, que levantaram a plateia.
NO QUE A LYRA, EM SUA OPINIÃO, SE DESTACA?
A Lyra se destaca pela competência de seus profissionais, que conseguem ser mais do que professores. Uma equipe que quer, realmente, transformar a vida dos seus alunos.
QUAL CONSELHO VOCÊ DÁ PARA QUEM PROCURA TER UMA CARREIRA NA MÚSICA?
Meu conselho é consumir muito toda a cultura e arte que estiver ao alcance. É desenvolver senso crítico e, claro, disciplina, paciência e paixão pelo que faz. Sempre!
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.