A música une o mundo. E foi através dela que a Lyra Mojimiriana e o Brasil receberam um fragmento genuíno do Muro de Berlim. E é no evento “Derrubando Muros, Unindo Povos”, do Avenida Mall, que as pessoas podem conferir até o dia 31 de março.
O fragmento está exposto no centro comercial, localizado na Avenida Mogi Mirim, 1249 – Morro Amarelo – Mogi Guaçu, desde o dia 12 de novembro do ano passado. Após a apresentação da Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana e dos corais da entidade, a exposição foi aberta com fotos antigas e atuais da Alemanha e almoço com pratos típicos alemães.
O evento é uma realização do Centro Comercial Avenida Mall e a Lyra Mojimiriana com o apoio da Rádio Nova Onda FM e Padaria da Vovó, que tem como objetivo mostrar a história do maior símbolo da Guerra Fria, que culminou na separação não só de espaços, mas sim de vidas, de famílias e, principalmente, de sonhos. O pedaço do muro, que ficou marcado pela tristeza, é prova que é possível aprender com os erros do passado e construir um futuro melhor.
O fragmento do Muro de Berlim – que mede 3,60 metros de altura, 1,50 metro de largura e pesa cerca de quatro toneladas, é o único no Brasil e um dos poucos na América do Sul. Ele foi doado à Lyra Mojimiriana, instituição de ensino de música localizada em Mogi Mirim, por meio de um intercâmbio cultural chamado Blue Hearts.
O Muro de Berlim foi uma obra impressionante, mais de 160 km separando as duas Alemanhas, a Oriental, comunista, e a Ocidental, capitalista. Um retrato perfeito do mundo bipolar da época da Guerra Fria e das profundas divisões que marcaram o povo alemão após a Segunda Guerra Mundial.
Ao longo dos 28 anos em que o muro existiu, 136 pessoas foram mortas pela polícia tentando atravessar as fronteiras, centenas foram feridas e cerca de 5000 conseguiram fugir para o lado ocidental.
O muro foi construído na calada da noite, de surpresa, na madrugada do dia 13 de agosto de 1961 e começou a ser derrubado fisicamente em 1990, com a presença da população dos dois lados. Hoje, a Alemanha está reunificada e o muro é apenas uma lembrança do tempo em que tijolos separavam o mundo em dois. A queda do muro aconteceu no dia 9 de novembro de 1989.
A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.
SOBRE A LYRA MOJIMIRIANA
Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo (a 160 quilômetros da capital), ganhando personalidade jurídica em 1988. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.
A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.
Tem como parceiros, através das leis de incentivo, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de empresas como Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.