O ano de 2018 será especial para Maria Eduarda Sanvido Rosa. A aluna da Lyra Mojimiriana, de 17 anos, começará a cursar Música em uma das mais respeitadas universidades do país, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A notícia da aprovação foi recebida com entusiasmo por ela e por toda a entidade em que ela começou na vida musical.
As aulas na Unicamp começam no final desse mês e a expectativa é grande. “Estou muito empolgada, ansiosa para começar as aulas, entrar nesse mundo. Conhecer gente nova, pessoas diferentes, vivenciar esse clima de universidade, fazer novos contatos…”, relata Duda, como é chamada carinhosamente pela família e pelos amigos.
“A Duda é mais uma aluna da Lyra Mojimiriana a se enveredar pela nobre e difícil carreira musical. Mais uma estrela a brilhar. Desejo que ela consiga ajudar, com sua música, com seu talento e com seu esforço, a reconstruir o Brasil e sua cultura. Todo sucesso para ela!”, desejou o maestro e diretor artístico da Lyra, Carlos Lima.
“A Lyra foi o principal pilar para que eu escolhesse a música. Considero essa instituição como uma das melhores coisas que me trouxeram até aqui. Sou muito grata e irei contribuir sempre que precisarem”, agradeceu Duda.
Ela iniciou na Lyra Mojimiriana há oito anos, em 2010, nas aulas de Coral. “O Daniel Mantovani, que é professor da Lyra, também dava aulas no colégio em que eu estudava. Ele percebeu que eu gostava bastante de música e disse para que eu procurasse pela Lyra. Comecei no Coral, até que fui convidada para fazer a musicalização e escolher um instrumento”, conta a aluna, que escolheu a flauta transversal, instrumento que nunca mais largou.
Criar uma rotina de estudos é a maior dificuldade para os alunos, segundo ela. E é com ela que Duda terá que lidar para encaixar faculdade, aulas na Lyra e sua banda – Eduarda & Mônicos, no agenda da jovem música, que faz parte da Banda Lyra e da Orquestra Sinfônica. “Vai ser corrido, mas, pelo menos nesse primeiro ano, vou conseguir conciliar as minhas aulas na Unicamp, as aulas de flauta na Lyra e os ensaios com a Banda e a Orquestra”, diz.
A jovem, com gosto musical eclético e que tem Cássia Eller como uma de suas referências na música, começou a cantar com 7 anos, no coral da escola. “É uma paixão antiga”, confessa. Desde então, Duda não parou mais e, hoje, emociona a todos com sua voz, seja nos barzinhos em que se apresenta com sua banda ou nos concertos que faz ao lado da Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana. “Cantar com a Orquestra é outra coisa, diferente do que cantar em uma banda. Faz com que você esteja mais regrada à música, é muito gratificante”, comenta.
SOBRE A LYRA MOJIMIRIANA
Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo (a 160 quilômetros da capital), ganhando personalidade jurídica em 1988. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.
A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.
Tem como parceiros, através das leis de incentivo, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de empresas como Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.