Grandes clássicos do cinema e os 50 anos da tropicália, comemorados neste ano, foram relembrados nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de Mogi Mirim que contam com o Projeto SER, em parceria com a Lyra Mojimiriana.
As apresentações aconteceram no período final de novembro e no início de dezembro nas EMEBs “Alfredo Bérgamo”, “Ana Isabel da Costa Ferreira”, “Adib Chaib”, “Bráulio José Valentim”, “Cleusa V. de Mello”, “Edna Fávero Choquetta”, “Geraldo Alves Pinheiro”, “Geraldo Philomeno” e Brinquedoteca “Eugênio Scomparin”.
Cada escola teve liberdade para seguir o roteiro, elaborado pela coordenadora do Projeto SER, Aurora Prado (Lola), no que se refere à decoração, organização e figurino dos alunos, o que resultou em um espetáculo com a mesma temática, porém totalmente diferente quando comparado umas das outras.
Os espetáculos foram realizados nas próprias escolas, na presença das comunidades escolares. Os pátios e áreas comuns foram todos decorados para receber os pais e responsáveis pelas crianças, que, orgulhosos, registraram tudo em fotos e vídeos pelos celulares.
Os pequenos, trajados de Charlie Chaplin, recordaram um pouco da história do cinema, desde sua invenção pelos irmãos Lumière, em 1895, na França, até os dias atuais. Clássicos como “Luzes da Ribalta”, “Mazzaropi”, “Cantando na Chuva”, “Harry Potter”, “O rei Leão”, “O Mágico de Oz”, “Titanic” e “A noviça Rebelde” tiveram releituras pelos alunos do SER.
Da mesma forma, músicas que retratam a Tropicália, movimento cultural brasileiro, foram executadas pelos professores da Lyra Mojimiriana e representadas pela caracterização colorida e atuação dos alunos. Foi um bom momento para recordar, através da música, esse momento histórico e de transformação cultural.
“Os filmes foram trabalhados durante o ano pelas educadoras nas EMEBs. Os nossos professores participaram na produção de quatro músicas e no decorrer dos ensaios com algumas outras ideias e sugestões”, conta a coordenadora pedagógica da Lyra Mojimiriana, Anabel Favila.
O Projeto SER é uma parceria entre a Secretaria de Educação de Mogi Mirim e a Lyra Mojimiriana que beneficia 500 alunos em nove escolas do município, com aulas de musicalização.
SOBRE A LYRA MOJIMIRIANA
Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.
A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical, de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.
Tem como parceiros, através das leis de incentivo, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de empresas como Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.