Houve um tempo, na sua adolescência, em que Ricardo Camatari Pavaneli se viu em um caminho diferente daquele que todos planejam. Mas foi a música que assumiu o importante papel de trazê-lo de volta para a realidade que o esperava de braços abertos. Todo o esforço deu certo e, depois de muito estudo e dedicação, o músico brilha nos palcos do Brasil e do mundo e transmite suas experiências para centenas de crianças, jovens e adultos.
O violinista se encanta ao ver o respeito e a cumplicidade entre as crianças, por mais que as diferenças sejam gritantes. Não há barreiras, não há muros. Há só o amor e a vontade de aprender música! Leia a entrevista completa com mais um docente da Lyra Mojimiriana.
DOCENTE DA BANDA DESDE QUANDO?
Estou aqui desde 2016.
QUANDO INICIOU NA MÚSICA? COMO FORAM OS PRIMEIROS PASSOS?
Iniciei aos seis anos de idade, na igreja. Sempre ficava fascinado pela orquestra, principalmente pelos violinos. Pegava qualquer objeto que pudesse usar para parecer um violino, até que os músicos, observando aquela cena que se repetia com frequência, incentivaram minha família a me colocar nas aulas. Desde então, nunca mais me afastei da música.
TOCA QUAIS INSTRUMENTOS?
Violino e viola
O QUE VOCÊ GOSTA DE ESCUTAR NO TEMPO LIVRE?
Ouço um pouco de tudo, com alguns limites. Por trabalhar com eventos musicais, tenho a necessidade de estar familiarizado com o que é tendência para os eventos que irei trabalhar. Ouço Rock, Pop, MPB… Ouço bastante música clássica também, mas por viver dentro desse mundo, às vezes preciso de um tempo sem ouvir, para fugir um pouco da minha rotina.
QUE MÚSICO TE INSPIRA?
Atualmente gosto muito de um violinista chamado Augustin Hadelich. Mas nomes como Jascha Heifetz, Yehudi Menuhin e Itzhak Perlman também me fascinam.
O QUE A MÚSICA REPRESENTA NA SUA VIDA?
É difícil definir. Ela já teve diversos papéis fundamentais na minha vida, pois tudo começou tão cedo e sem pretensões… Mas já teve um momento na minha adolescência em que ela foi a responsável por me trazer de volta ao rumo certo da vida, me “resgatando” de uma direção completamente diferente do que qualquer pessoa deseja. Acredito que todos os meus maiores desejos só se realizaram por ela. Enfim, música é prazer, vida e, com muita alegria, acabou se tornando profissão! “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”.
QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS? COMO RESOLVÊ-LAS?
As dificuldades são variadas. Existem aqueles que têm problemas com percepção e dificuldade para identificar as notas certas ou possuem dificuldade na leitura das partituras. Para outros, a dificuldade já é realmente com o instrumento: não conseguem se sentir à vontade com a postura, tem dificuldades de manusear da forma necessária, dentre outros. Acredito que para resolver isso é preciso, tanto para os alunos e para os professores, paciência. E dedicação por parte dos alunos. Não há como superar as dificuldades pegando o instrumento apenas no dia da aula. É necessário o mínimo de dedicação diária, com bastante calma e foco, para compreender como as coisas funcionam no instrumento. E ao professor, deve haver uma capacidade de discernimento dos motivos das dificuldades dos alunos: compreender seus limites e elaborar o melhor caminho para seguir com cada aluno, pois cada um responde de maneira diferente.
QUAL É A MELHOR FORMA DE ENSINAR? HÁ ALGUM SEGREDO?
Como disse anteriormente, acredito que o segredo se resume à dedicação e paciência. Ninguém aprende a falar, andar e se torna independente em poucos meses de vida. É necessário muita insistência, cair e levantar várias vezes, sem deixar que as dificuldades nos desmotivem. A melhor forma de ensinar é com amor ao que se faz. Com calma e sabendo compreender o que cada aluno necessita, respeitando as individualidades de cada um.
EM QUANTO TEMPO É POSSÍVEL VER OS RESULTADOS DAS AULAS?
Em geral, cerca de seis meses até um ano, é possível ver realmente um bom progresso, mas não é regra. Existem variações para mais e para menos.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE UM MÚSICO DEVE TER?
Perseverança, dedicação, foco, paciência e muita paixão pelo que faz.
COMO DESPERTAR O GOSTO MUSICAL EM UMA CRIANÇA? HÁ ALGUMA FÓRMULA?
Talvez tentando se aproximar ao máximo da realidade da criança. Tentar “falar a mesma língua”, literalmente e musicalmente. Descobrir os interesses musicais da criança pode ajudar muito. Manter um clima leve e descontraído nas aulas, mostrar a ela que o violino, por exemplo, não precisa ser aquela coisa chata e de “velho”, como já ouvi diversas vezes de algumas pessoas.
RELEMBRE UM CONCERTO INESQUECÍVEL DA LYRA.
Podem ser dois?! Gostei muito do Carnaval de Veneza e também do especial em homenagem à Villa Lobos, que aconteceram neste ano, durante o FESTIMM6. Foram duas experiências bastante impactantes para mim e acredito que para o público também.
NO QUE A LYRA, EM SUA OPINIÃO, SE DESTACA?
Se destaca por não fazer distinção entre as pessoas. Vejo no dia a dia que o trabalho musical é importantíssimo e muito bem feito por todos os profissionais, mas algo que me chama ainda mais a atenção, é o respeito e a formação do caráter da criançada que, individualmente, vivem realidades distintas, mas aprendem inconscientemente a viverem juntos, com respeito, cumplicidade e, com certeza, isso faz bem para todos os lados. Dificilmente seria possível essa conquista se fosse focado em atingir somente um único público. É lindo ver como entre eles não existe barreira alguma.
QUAL CONSELHO VOCÊ DÁ PARA QUEM PROCURA TER UMA CARREIRA NA MÚSICA?
Mais uma vez, perseverança! Não há outra forma de conquistar seu espaço sem muita dedicação e perseverança. Estude muito, seja muito focado nos seus estudos e nos teus objetivos. Respeite e acate o que o seu professor tem para te transmitir. Com certeza ele passou pelas mesmas dificuldades que você e tem ferramentas para te ajudar a superar seus obstáculos!
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