PortugueseEnglishSpanishGerman

Notícias

gente que faz-daniel

GENTE QUE FAZ: DANIEL MANTOVANI

  • 16 de novembro de 2017

O músico que toca bem é aquele que inspira Daniel Mantovani, docente da Lyra Mojimiriana que tem como uma de suas missões, desenvolver o talento das crianças de musicalização da instituição. Isso, segundo ele, não é um grande problema, já que ele nunca encontrou uma criança que não gostasse de música. “A criança é aberta a todo tipo de música (boa e ruim). Se ela tiver contato e vivência significativos com a música, provavelmente irá se encantar”, diz.

Daniel se recorda com saudosismo duas apresentações que fez com a Banda Lyra, nos anos 90, nas cidades de Campinas e Cosmópolis. Ver a platéia animada, vibrando com as músicas executadas, para ele, foi algo inesquecível, que jamais sairá de sua memória. Leia abaixo a entrevista completa com Daniel Mantovani.

 

DOCENTE DA BANDA DESDE QUANDO?

Estou na Lyra desde 2011. Mas já fui professor nos anos anteriores a 2003, quando saí para cursar faculdade.

 

QUANDO INICIOU NA MÚSICA?

Iniciei em 1991, na Banda Lyra, tocando clarinete.

 

TOCA QUAL INSTRUMENTO?

Piano.

 

O QUE VOCÊ GOSTA DE ESCUTAR NO TEMPO LIVRE?

Escuto muita coisa, por prazer e por dever. Mas no tempo livre eu gosto de ouvir música erudita para piano.

 

QUE MÚSICO TE INSPIRA?

O músico que toca bem.

 

O QUE A MÚSICA REPRESENTA NA SUA VIDA?

É uma espécie de segunda alma.

 

QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS? COMO RESOLVÊ-LAS?

Talvez a falta de motivação para o esforço. Aprender música é maravilhoso, mas dá bastante trabalho. É preciso motivação constante por parte do professor, da família e também dele próprio, para que consiga vencer cada etapa. O professor aponta o caminho, mas é o aluno quem realiza a caminhada, um passo de cada vez.

 

QUAL É A MELHOR FORMA DE ENSINAR? HÁ ALGUM SEGREDO?

Há várias formas de ensinar. Talvez o segredo seja achar qual a melhor forma para cada aluno aprender.

 

EM QUANTO TEMPO É POSSÍVEL VER OS RESULTADOS DAS AULAS?

É muito relativo. Varia de pessoa para pessoa. Depende das habilidades e do empenho do aluno. Um aluno empenhado apresenta resultado aula a aula. Quem não se dedica, não sair do lugar e desanima.

 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE UM MÚSICO DEVE TER?

Disciplina, persistência e sensibilidade.

 

COMO DESPERTAR O GOSTO MUSICAL EM UMA CRIANÇA? HÁ ALGUMA FÓRMULA?

Nunca encontrei uma criança que não gostasse de música, que não se interessasse por um instrumento musical colocado à sua frente. A criança é aberta a todo tipo de música (boa e ruim). Se ela tiver contato e vivência significativos com a música, provavelmente irá se encantar. As crianças aprendem, entre outros, com os exemplos das pessoas com quem convivem. Como sua família ouve música? Quais músicas ouvem? O que seus próximos dizem sobre as músicas que ouvem e sobre as que não ouvem? É um fator.

 

RELEMBRE UM CONCERTO INESQUECÍVEL DA LYRA.

A Lyra tem feito concertos cada vez mais bonitos, mas os inesquecíveis, para mim, foram há algum tempo, quando eu ainda tocava clarinete. Não me recordo a data, acho que foi por volta de 1994, quando a Banda Lyra tocou no ginásio da Unicamp, em Campinas (SP), junto com os músicos da Unibanda, para os formandos de enfermagem daquele ano. Foi muito marcante tocar em uma banda tão grande e para um público tão receptivo. Me lembro de dar uma olhada na arquibancada e ver os alunos vibrando, de mãos dadas, enquanto tocávamos “Coração de Estudante”, do Milton Nascimento.

Outra vez, por volta da mesma época, na cidade de Cosmópolis (SP), quando o professor Luiz Lima realizou um solo de bateria durante a música “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, numa apresentação em um ginásio de esportes. Era um encontro de bandas e fanfarras. Todos os presentes ficaram perplexos com o alto nível da performance do professor Luiz Lima.

 

NO QUE A LYRA, EM SUA OPINIÃO, SE DESTACA?

A Lyra se destaca em ser o que é. Se destaca na qualidade dos cursos que oferece, através dos ótimos professores. A Lyra é a música de Mogi Mirim; é oportunidade gratuita de aprendizado musical e de desenvolvimento social; é possibilidade de iniciação profissional; é disseminadora de cultura, arte e entretenimento e; é geradora de emprego para músicos profissionais.

 

QUAL CONSELHO VOCÊ DÁ PARA QUEM PROCURA TER UMA CARREIRA NA MÚSICA?

É preciso estudar seriamente muito, muito e mais muito. É preciso se informar bem sobre os rumos que a profissão tem tomado e as possibilidades da carreira.

Veja Tambem

OFICINAS DE VERÃO DA LYRA MOJIMIRIANA

OFICINAS DE VERÃO DA LYRA MOJIMIRIANA Dias 03 e 10 de fevereiro Sede da Lyra OFICINAS DE VERÃO DA LYRA…
Leia Mais

1º FESTIVAL DA PRIMAVERA DE MOGI MIRIM

Domingo, 22 de setembro de 2019 Das 9h às 18h Teatro de Arena de Mogi Mirim   Sobre o Evento…
Leia Mais

O FESTIMM 8 JÁ TEM INGRESSOS DISPONÍVEIS!

O público que prestigia o Festival de Inverno de Mogi Mirim (FESTIMM), já pode adquirir os ingressos para as atrações…
Leia Mais

ORQUESTRA SINFÔNICA LYRA MOJIMIRIANA INTERPRETA GRANDES OBRAS DE MOZART

A Lyra Mojimiriana realiza, no próximo dia 12 de abril, às 20h, no Centro Cultural de Mogi Mirim, um concerto…
Leia Mais