A partir de hoje, a Lyra Mojimiriana abre espaço em seu site para apresentar mais a fundo as pessoas que fazem parte e contribuem com o aprendizado dos nossos alunos. Fizemos uma entrevista com cada um dos docentes, questionando sobre seus gostos musicais, suas inspirações, instrumentos que mais os agradam e muito mais. Além disso, cada um deles deu dicas para o aprendizado dos alunos.
Claudia Benedeti, com mais de três décadas na área musical, classifica a música como seu alicerce, seu ar e aquilo que a sustenta. Está na Lyra desde 2007 e, em todo esse tempo, é natural perceber as dificuldades dos alunos e trabalhar para ajudá-los. Claudia acredita que, para aqueles que querem aprender a tocar um instrumento com qualidade, criar um hábito de estudo é a melhor forma de superar as dificuldades. Leia a entrevista completa:
É DOCENTE DA BANDA DESDE QUANDO?
Iniciei na Lyra Mojimiriana em 2007.
E QUANDO INICIOU NA MÚSICA?
Foi em 1983.
TOCA QUAIS INSTRUMENTOS?
Toco violão, violoncelo e flauta doce. Além disso, também canto.
O QUE VOCÊ GOSTA DE ESCUTAR NO TEMPO LIVRE?
Gosto de escutar música boa!
QUE MÚSICO TE INSPIRA?
São vários: Rafael Rabelo, Yamandu, Marco Pereira, Paulinho Nogueira, Dominguinhos, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Dorival Caymi, Milton Nascimento, Villa Lobos, Mozart, Bach e vários outros.
O QUE A MÚSICA REPRESENTA NA SUA VIDA?
Tudo! Ela é o meu alicerce, o meu ar, o meu sustento.
QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS? COMO RESOLVÊ-LAS?
Creio que a postura correta das mãos na hora do manuseio do instrumento é uma das maiores dificuldades, somado a falta de estudo diário. Para resolver isso, o ideal é criar um hábito de estudo do instrumento.
QUAL É A MELHOR FORMA DE ENSINAR? HÁ ALGUM SEGREDO?
Cada profissional tem sua estratégia particular de ensino. Não existem receitas, mas acredito que, o primeiro passo, é o educador ter domínio total da sua área e de outras que envolvam os conteúdos a serem ensinados e desenvolvidos.
Outro detalhe importantíssimo é conhecer bem seus alunos para aplicar a melhor estratégia de ensino, que facilitará ao máximo a sua aprendizagem técnica e motora, propiciando um melhor desenvolvimento das habilidades necessárias, tanto para o instrumento, quanto para a sua percepção rítmica e melódica.
EM QUANTO TEMPO É POSSÍVEL VER OS RESULTADOS DAS AULAS?
Depende muito. Desde que haja um feedback dos alunos, no primeiro mês de trabalho já é possível identificar os resultados. Porém, existe o crescimento técnico e musical que dependerá do amadurecimento e do estudo de cada um. Quanto maior o tempo diário de estudo do instrumento, melhor e mais rápido será o seu desenvolvimento.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE UM MÚSICO DEVE TER?
Um músico deve ter disciplina, responsabilidade, domínio técnico, interesse e, claro, prazer!
COMO DESPERTAR O GOSTO MUSICAL EM UMA CRIANÇA? HÁ ALGUMA FÓRMULA?
Estimulando e sensibilizando-a para todas as possibilidades do mundo sonoro que está a seu redor.
RELEMBRE UM CONCERTO INESQUECÍVEL DA LYRA.
Me recordo muito do Concerto Cinema realizado pela Lyra Mojimiriana.
NO QUE A LYRA, EM SUA OPINIÃO, SE DESTACA?
Pela excelente equipe técnica de profissionais envolvidos, pela qualidade de ensino e pelos resultados deste trabalho, criando oportunidades aos seus alunos.
QUAL CONSELHO VOCÊ DÁ PARA QUEM PROCURA TER UMA CARREIRA NA MÚSICA?
Você que sonha em seguir essa carreira precisa ser persistente, responsável, disciplinado e procurar fazer sempre o melhor pela carreira. Essas são as minhas dicas!
Nas próximas semanas, publicaremos a entrevista de outro docente da Lyra Mojimiriana neste espaço. Aguarde! Tem alguma sugestão do que você quer ver por aqui? Envie para nós pelo e-mail comunicacao@lyramojimiriana.org.br!
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.