Um dos atuais talentos da Lyra Mojimiriana, Luis Eduardo Pimentel, de apenas 16 anos, já dá os primeiros passos para trilhar um caminho de sucesso na música. Aluno da instituição desde 2009, o jovem acaba de conquistar um espaço em uma das mais renomadas instituições de ensino musical da América Latina, a Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP).
A prova aconteceu em julho, após Luis Eduardo participar de dois festivais de música: o Festival de Inverno de Mogi Mirim (FESTIMM) e do I Festival Internacional de Música de Barra Mansa (RJ), do qual foi convidado para tocar ao lado de outros músicos do Brasil e do mundo, com quem fez diversas amizades.
Por conta da prova da EMMSP, o jovem deixou o festival e seguiu para São Paulo. “Fui o primeiro a fazer a prova, sem aquecer, sem nada, com a mão doendo. Saí de lá achando que tinha ido mal e já pensando em estudar para o ano que vem”, relatou. Mas em um almoço, veio a surpresa. “Estava na rede social, quando vi que os nomes dos selecionados já havia saído. Entrei no site e vi que meu nome estava lá”, disse.
Luis Eduardo, que já havia prestado a prova no ano passado, foi um dos cinco violoncelistas escolhidos nessa seleção. Ele conta que a aula de masterclass que teve em Campinas, somada às aulas particulares de teoria, além da sua dedicação o ajudou. Agora, já com a matrícula feita, ele se prepara para as aulas de teoria, violoncelo e orquestra na escola paulistana.
“A Lyra Mojimiriana tem me ajudado muito. O ambiente é muito bom, os professores, o Carlinhos (Lima, diretor artístico e maestro), tudo. Eles me aconselham muito. A gente até sente falta nas férias”, relata. Há quatro anos, Luis Eduardo faz parte da Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana.
Hoje no 3º ano do Ensino Médio, a história do garoto na Lyra começou há 8 anos, quando ainda estava na terceira série e estudava no Colégio Delta Nobre. “O professor de música da escola indicou para que eu viesse para cá”, conta Luis Eduardo. “Ele falou para nós que o Eduardo já estava muito avançado e que não teria mais o que ele aprender lá no colégio”, relembra a mãe, Maria Ieda da Silva Pimentel Joaquim.
Dessa forma, ele entrou na Lyra na Musicalização Infantil, primeiro estágio para passar para o aprendizado dos instrumentos. “Estava na Musicalização quando o Ronaldo (professor na época) passou tocando o violoncelo. Foi ali que eu acabei gostando. Foi uma paixão mesmo”, conta.
No entanto, mesmo com um futuro brilhante na música – que iria descobrir anos depois, o jovem já pensou em desistir. “Não sei o motivo, talvez a rotina estivesse cansando, mas aí a Claudia (Benedeti, coordenadora pedagógica à época) foi em casa, conversou comigo e com minha família. Fiquei uma semana sem vir e depois voltei”, relembra.
ORGULHO
Orgulhosa, a mãe se emociona ao falar da Lyra Mojimiriana. “Somos muito gratos. A Lyra não se preocupa somente em ensinar, mas se preocupa com a vida do aluno. Eles são exigentes, ressaltam a importância de vir às aulas e os professores e a direção acolhem a criança como um todo”, conta. “A gente vê que nos momentos difíceis eles se preocupam com a gente. O Carlinhos, o Victor (professor) e a Claudia foram e são muito importantes para nós. Eles estiveram conosco nos altos e baixos”, acrescenta Maria Ieda.
Professor de Luis Eduardo na Lyra Mojimiriana, Victor Gomes Lessa ressalta a disciplina do aluno em aprender. “Ele é um cara determinado, disciplinado. Claro que temos dificuldades com grande parte dos alunos na adolescência, o que é normal. E quando ele pensou em desistir, não deixamos, porque sabíamos que iria despontar na carreira”, conta.
Victor também se sente orgulhoso em ter contribuído com o crescimento de Luis Eduardo. “O motivo de tudo que fiz é pra isso: passar o que eu aprendi para que os alunos possam potencializar como profissionais ou somente como apreciadores”, conclui.
contato@lyramojimiriana.org.br
Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos 51 Vila Bianchi - Mogi Mirim - SP
Copyright 2017 Lyra Mojimiriana. Powered Agência Vooga.